Quando se trata de poker, uma discussão é recorrente entre os jogadores: afinal poker é realmente um jogo de azar? Por isso, a SOS Fichas decidiu esclarecer o assunto de uma vez por todas por aqui e te mostrar que a visão nem sempre é a que parece ser. Vem ver!
Poker é jogo de azar? O que diz a lei
Não! Poker não é um jogo de azar. Embora muitas pessoas que defendam tal afirmação enfatizem a influência da sorte nos resultados das partidas, olhando para os detalhes e para a legislação, fica evidente que o jogo de cartas é mais um jogo de habilidade do que de pura sorte.
No Brasil, a Lei das Contravenções Penais, no § 3 do artigo 50, define jogos de azar como aqueles “em que o ganho e a perda dependem exclusiva ou principalmente da sorte”, o que inclui clássicos como roletas de cassino, por exemplo.
Porém, o poker, ao contrário, é legal no país, pois estudos nacionais e internacionais comprovam que a habilidade do jogador é o principal fator para determinar o vencedor. Muitas vezes, os jogadores conseguem bons resultados sem ter a necessidade de mostrar as cartas.
Além disso, segundo a Confederação Brasileira de Texas Hold’ o Ministério do Esporte já regulamentou o poker como um esporte da mente no Brasil e possui 7 milhões de praticantes. Isso fortalece ainda mais a argumentação de que se trata de um jogo de habilidade.
Mas e quanto ao poker online?
Com a crescente popularidade das plataformas de jogos de carta na internet, o poker online tem sido cada vez mais explorado no Brasil.
Assim como as partidas realizadas presencialmente pelas equipes no país, a modalidade online tem permitido abrir o leque de oportunidades pelo mundo. Também encontrando competidores e parceiros de forma mais abrangente e expressiva.
Portanto, as regulamentações criadas para o jogo presencial, também valem para as plataformas online, sendo o jogo de habilidade ainda melhor explorado a partir delas.
Sobre as restrições
Embora o jogo de poker não seja de azar, isso não quer dizer que ele não conte com algumas restrições e regulamentações extras.
Uma delas, por exemplo, diz respeito a idade mínima para a jogatina, onde os participantes precisam ter idade mínima de 18 anos.
Também cada site ou torneio conta com regras próprias que devem ser seguidas pelos competidores. Além disso, vale procurar por plataformas seguras e confiáveis para evitar golpes ou prejuízos.
Como a SOS Fichas pode ajudar os jogadores
Agora que você já descobriu que o poker não é um jogo de azar, mas sim de habilidade, pode estar curioso sobre como começar e onde comprar as suas fichas, principalmente se for jogar de maneira online.
A SOS Fichas, por outro lado, pode ajudar neste processo. Somos uma empresa que facilita a negociação de fichas de poker de forma fácil, prática e sem burocracia.
Para aqueles que jogam online, a SOS oferece uma maneira conveniente de comprar ou vender fichas, ajudando os jogadores a gerenciar seus bankrolls e a participar de torneios sem preocupações excessivas.
Por aqui, todo o processo pode acontecer pelo WhatsApp e as fichas direcionadas ao site de poker parceiro escolhido, sem enrolação. Além de comprar as fichas, também é possível vendê-las, usando o mesmo processo para isso.
Quer conhecer ainda mais o universo do poker online? Então leia também: